segunda-feira, 25 de julho de 2011

Eu e o feminismo

Não preciso dizer que, por ser mulher (e justamente por isso), é que sou favorável as causas feministas. Sou feminista não no sentido oposto aos machistas, mas sim no sentido de me sentir responsável por tudo o que diz respeito as mulheres, de maneira geral.
Sou feminista não porque acho bonito, chic ou legal; sou feminista porque, infelizmente, sou fruto de uma sociedade com resquícios machistas, e que por séculos maltratou e ignorou o verdadeiro valor social que a mulher sempre mereceu ter.
Sou feminista porque, entre outras coisas, sinto muito orgulho em saber que mesmo sofrendo tanta opressão, as mulheres nunca desistiram de buscar seu espaço, de se encontrarem no mundo, e se reconhecerem enquanto gente, enquanto ser social.
Hoje, somos Clarice, Nísia, Marina, Cecília, Pagu, Tarsila, Lygia, Chiquinha, Zélia..... e uma lista infindável de protagonistas de um cenário no qual eles eram os regentes. E foi esse um dos motivos que me imulsionou a adentrar nesse movimento, porque ser feminista não é desconsiderar o homem como peça da vida em sociedade. Ser feminista significa estabelecer uma consciência de que nós, mulheres, podemos, e podemos muito. Vamos? Eu acompanho. Sempre!!

Um comentário:

  1. "Sou feminista não no sentido oposto aos machistas"

    Acho que isso, ao menos pra mim, resume muito bem esse movimento que cresceu nos últimos tempos. Não é necessário excluir uma coisa para afirmar outra, mas sim compreender o erro das anteriores e poder transformá-las.

    Vejo nesse aspecto um grave erro das que se dizem "feministas" e acabam por defender outra ideia e não o feminismo.

    Ótimo texto, como sempre!

    ResponderExcluir