sábado, 4 de junho de 2011

Mulheres na arte

Foram tantas as mulheres que marcaram e consagraram a arte e a cultura, que fica até difícil pensar em um único nome. Foram figuras femininas que fizeram história, demarcando seu território artístico através de uma nova forma de olhar e perceber o mundo.
Frida Kahlo, com sua irreverência e ousadia, transportou para as telas dores e sentimentos de tristeza de um universo que não se restringia somente ao seu, mas o de tantas outras mulheres que, como ela, viveram inquietações e desajustes sentimentais, com relação ao que se amava e a quem se amava.
Seria muito exigir um amor fiel e leal, um amor recíproco, desses que a gente confia sem ter medo, sem se preocupar com exessos, com ousadia?
Mas por outro lado, se não fossem as frustrações amorosas e tantos desgostos sentimentais, talvez o mundo (e as artes em geral) não tivesse sido contemplado com telas tão verdadeiras, que representavam dores através de um olhar feminino tão puro e tão sentimental.
''Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo. É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.''
        Frida Kahlo

2 comentários:

  1. Frida Kahlo. Mistura de ousadia, sentimentalismo e busca. Constante busca...

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma mulher de quem devemos nos orgulhar: revolucionária,libertária, que vivia como bem entendesse sem preocupar-se com os demais.

    ResponderExcluir